REDAÇÃO
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Primeiro canal de TV segmentado do Brasil, a MTV entra agora numa
fase completamente diferente daquela de 1990 - quando o Grupo Abril a
trouxe para o País. O canal deixa o sinal aberto e, a partir de 1º de
outubro, estará na TV paga, com nova programação e novo comando.
A mudança, encarada por muitos do setor como o fim da MTV Brasil, é
resultado do rompimento do acordo de licenciamento da marca firmado
entre a Abril e o conglomerado de mídia americano Viacom. A empresa
brasileira decidiu devolver a marca à americana, depois de 23 anos,
"como parte de seu processo de reestruturação". Em nota, a Abril disse
que está "no processo de decisão sobre o futuro da sua rede de
radiodifusão", que permanece sob sua propriedade. O grupo tinha direito
de usar a marca até 2018.
A Viacom afirma que a nova MTV terá 350 horas de programação local,
incluindo formatos diários, 'realities', sitcoms (séries cômicas),
esportes radicais e séries de animação. Programas como Pranked (de
pegadinhas), Guy Code (reality para o público masculino) e WorldStage
(de shows) ganharão versões locais. Além disso, haverá conteúdo
internacional dublado.
Em comunicado, a diretora geral da Viacom Américas, Sofia Ioannou,
diz que o crescimento do mercado de TV paga no Brasil faz deste o
momento certo para lançar o canal nesse segmento. "Mudando a MTV para a
TV paga, criamos uma oportunidade única na qual aproveitaremos o
expertise dessa audiência, penetração de mercado, relacionamentos locais
e relevância para apresentar um canal envolvente para nosso público e
parceiros."
História. A ida da MTV para a rede paga faz lembrar
um tempo em que um novo tipo de linguagem surgia na televisão
brasileira, segundo André Mantovani, ex-presidente da MTV e hoje
consultor de mídia. "Conversávamos com a nossa audiência mais como irmão
do que como pai para filho, como a mídia tradicional fazia." Alguns dos
programas que mais fizeram sucesso foram Teleguiado, Erótica, RockGol e
Piores Clipes do Mundo.
Mantovani conta que esse formato tanto agradou as outras emissoras,
que os apresentadores da MTV (os chamados VJs) passaram a ser procurados
pela concorrência. Há cerca de cinco anos, o canal até produziu um
anúncio em que a mensagem era: "Adivinha o que a Globo, o SBT, a Record,
a band e TV Cultura têm em comum? Um ex-VJ da MTV".
Mas a competição com o "mundo mais conectado" tem feito a MTV
procurar outra forma de abordar sua audiência no Brasil e no mundo.
Realities e comédias são algumas das tentativas, enquanto a música -
parte de seu nome, Music Television - vem perdendo importância na
programação.
Devolver a MTV para a Viacom é mais uma etapa da reestruturação do
Grupo Abril, anunciada no início do mês de junho. Naquela ocasião, a
empresa anunciou o agrupamento de unidades de negócios, mas não
confirmou o fechamento da MTV.
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